Comentários

(38)
André Bastos, Advogado
André Bastos
Comentário · há 9 anos
2
0
André Bastos, Advogado
André Bastos
Comentário · há 9 anos
Com todo o respeito ao autor do texto, irei criticar o item a de nossas origens. É necessária atenção para não cometer deslizes sobre esse tema. Buscam simplificar a diferença entre Brasil e EUA apenas em decorrência da espécie de colonização. "EUA - colônia de povoamento / Brasil - colônia de exploração". A história segue muito além disso.

Parecem ignorar que as colônias do sul dos EUA seguiram um modelo de exploração muito semelhante ao brasileiro. Mais: a acumulação de riquezas na parte sul foi infinitamente maior que a parte norte, o que foi determinante, inclusive, para o desenvolvimento desta.

No Brasil, também ocorreu uma grande acumulação de riquezas. Em um determinado momento, desabou o preço das commodities, dificultando nossas importações. Em decorrência disso, começamos a ensaiar uma produção além da agropecuária. Infelizmente, 2 eventos ocorreram: a) a descoberta de ouro no Brasil; b) a assinatura do Tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra em 1703.

No final do século XVII, Portugal ainda se encontrava sob ameaça da Espanha. Não somente para a afastar, mas também em virtude da pressão dos produtores de vinho da região norte de Portugal, firmaram esse tratado junto à Inglaterra. Nele, Portugal "abriu as pernas". Comprometia-se a consumir apenas os produtos têxteis britânicos em troca de uma menor tarifa sobre os vinhos portugueses na Inglaterra.

Ocorre que Portugal também estava capenga. Certamente, não conseguiria suportar a exclusividade dos produtos têxteis britânicos, o que estimularia a produção interna desses itens. Nesse contexto, ocorreu a descoberta de ouro no Brasil. A primeira grande descoberta foi em Taubaté, em 1697. Alguns anos mais tarde, aconteceu a "Corrida do Ouro". Em razão do ouro descoberto, retomamos a importação de produtos (quase extinguindo nossa produção interna) e Portugal foi capaz de manter o Tratado firmado. Portanto, o ouro brasileiro teve um destino certo: Inglaterra. Sim, o nosso financiamos a 1ª Revolução Industrial inglesa.

Percebam que tanto os EUA quanto o Brasil tiveram um momento inicial, e fundamental, de acumulação de riquezas por meio de colônia de exploração. Ocorre que, na hora do "click", a geopolítica jogou contra nós, o que não aconteceu com os EUA.
5
0
André Bastos, Advogado
André Bastos
Comentário · há 9 anos
10
0
André Bastos, Advogado
André Bastos
Comentário · há 9 anos
Com o pior índice de aprovação desde a redemocratização, a presidenta tem a árdua tarefa de superar a crise política e a crise econômica.
A crise econômica foi contratada no último mandato. Déficit, renúncia fiscal, má gestão dos preços administrados e descaso com as relações exteriores são algumas das razões.
A crise política, em parte, é a ressaca da campanha eleitoral. Ignorou a crise econômica e criticou fortemente a oposição por suas prováveis medidas (ajuste fiscal, corte de gastos e outros). O "Vocês plantam a inflação para colher juros!" garantiu não só a reeleição, mas também a evidente incongruência do novo mandato. Isso deu munição à oposição. Em seguida, Cunha derrota o candidato do governo na Câmara e Calheiros alcança a presidência do Senado. Resultado: o governo perde o controle da pauta do Congresso.
Com a crise econômica (contratada) instaurada e com a perda do controle da pauta do Congresso (crise política), as crises política e econômica passam a se alimentar. A baixa popularidade decorrente das medidas não populistas (ajuste fiscal) reduz o índice de aprovação da presidenta e, consequentemente, afasta e reduz a base aliada.
Nesse cenário de isolamento, ao invés de promover o diálogo e buscar alianças, a Chefe do Poder Executivo utiliza-se de "suportar pressão", "tempos de ditadura", "golpismo"...
De quebra, o Presidente da Câmara declara-se, oficialmente, oposição e inicia a votação/aprovação da "Pauta Bomba". Definitivamente, como diz o texto, o enfrentamento da crise (econômica) está nas mãos do Senado. Que eles ajam com responsabilidade e pensem no tipo de país que desejam para seus filhos e netos.
1
0
André Bastos, Advogado
André Bastos
Comentário · há 9 anos
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em Brasília (DF)

Carregando